Decidi comprar uma placa para ter Internet... Como os tarifários que vi, eram sempre o mesmo preço, acabei por escolher a rede que tinha a placa mais barata, ou seja, a Optimus, mais exactamente o serviço Kanguru.
Encomendei e paguei a placa no dia 5 de Fevereiro, e recebi a mesma no dia 8. Entregaram-me uma caixa, onde vinha a placa, e o contrato. Ao preencher o contrato reparei que faltava algo… os tarifários à escolha são 5… mas ali só estavam 4… curiosamente faltava o mais barato… tive que lhes telefonar! Disseram-me para colocar à mão, o nome do tarifário que faltava.
Pelo que dizia o contrato, eu tinha 8 dias para o reenviar (tempo em que a placa permitia o acesso à Internet), o que fiz no dia 13 de Fevereiro, terça-feira.
Telefonei para os Kangurus durante a semana seguinte, recebendo sempre uma resposta negativa ao recebimento do contrato.
No dia 15 de Fevereiro desactivaram o serviço.
Só no dia 22 é que me confirmaram que tinham recebido o meu contrato, ou seja, 9 dias depois! Mas mesmo assim passava-se algo de anormal… ao falar com a pessoa do outro lado do telefone, percebi que o contrato estava associado a duas identificações, ou seja, o meu número da placa estava junto com os meus dados e com os de outra pessoa. Disseram-me que era uma situação fora do normal, e que iam imediatamente fazer uma nota para que fizessem a alteração. Foi-me pedido que ligasse 2 dias depois para confirmar a alteração.
Voltei a telefonar 3 dias depois, pois não pude antes… em que me disseram que nada tinha sido mudado, mas que iam fazer uma nota para mudar a situação. Que dejavue!
Foi-me pedido para ligar mais tarde. Como eram 17h, voltei a ligar por volta das 23h. A senhora que me atendeu disse que a situação ainda não tinha sido regularizada, “volte a ligar amanhã”…. Ok…
Liguei no dia 26 de Fevereiro, em que me disseram que a situação estava igual… mas que ia tomar nota, e que no máximo 72h depois a situação, não só estaria regularizada, como a minha placa seria activada de novo. Mas… era melhor ligar dentro de 2 dias para saber do decorrer da situação. Ok…
Liguei no dia 28 de Fevereiro, e para alegria minha informaram-me que sim senhora, o número da minha placa correspondia ao meu nome, e tal, está tudo certinho, vamos tratar de ligar o serviço o mais rápido possível… Eu pergunto: quanto tempo mesmo?... Não sabemos dizer com exactidão, mas a partir de amanhã, por volta do meio dia pode começar a tentar o serviço… ok…
Dia 1 de Março, 13h, nada! 15h, nada! 21h, nada. Bem… tento amanha!
Dia 2 de Março, 13h, nada! 15h, nada! 19h, nada… vou ligar aos Kangurus! Não estive muito tempo em espera, atendeu uma senhora…
Eu: boa noite, queria saber o porquê da demora na activação do meu serviço…
Ela: sim senhora, dê-me o seu número Kanguru…
Eu: 93……….
Ela: espere só um momento… como se chama?
Eu: blá blá blá...
Ela: ah… disse-me o numero mal… diga outra vez…
Eu: pois… 93………
Ela: hum… mas esta placa está em nome de Adriano!
Eu: (levantei a voz… irritada) eu explico… (expliquei a história)
Ela: mas espera… a senhora só nos enviou a fotocópia do BI!
Eu: era só isso que pediam, queria que eu enviasse o quê?!?!?!
Ela: na parte de trás do contrato estava a dizer que teria de enviar também a fotocópia do cartão de contribuinte e um comprovativo de morada!
Eu: (levanto mais a voz, e já aos berros) então explique-me porque é que eu falo convosco à 15 dias e ainda ninguém me tinha dito isso???
Ela: ah, não me posso responsabilizar pelas coisas que os meus colegas não dizem!
Eu: pois, não devem ter a mesma formação…
Ela: Mas vai ter que enviar esta documentação ou o seu serviço não será activado… olhe, envie as coisas para o fax 21………
Eu: ok… (&%$&%$%$)
Pouco depois voltei a ligar, mais calma… atendeu um senhor…
Eu: olhe, eu queria saber se falta algum documento para activarem a minha placa…
(Blá blá blá… o número Kanguru… o nome… blá blá… não está em seu nome…)
Eu: eu explico.... blá blá blá…
Ele: então basta mudarmos a identificação e o serviço estará pronto para ser activado…
Eu: é???
Ele: sim…
Eu: mas olhe que eu só enviei a fotocópia do BI… não é preciso enviar mais nenhum documento?
Ele: em principio não… mas é melhor enviar a fotocópia do cartão de contribuinte e um comprovativo de morada…
Eu: ok…
Dia 5 de Março, vou à loja da Optimus mais perto e pergunto: esta carta pode servir de comprovativo de morada? E ele diz… Não… tem que ter data e ser de fonte fiável, tipo um banco, uma factura da água ou da luz… E eu digo… ok, então só quando eu for de fim-de-semana é que vou ter uma carta dessas…
Dia 6 de Março, recebo um telefonema dos Kangurus…
Ele: ah e tal, era só para avisar que a sua placa já está ligada…
Eu: e não preciso de enviar os papéis que faltam?...
Ele: agora já não…